quinta-feira, 25 de outubro de 2012

40 dias de tênis - um caso de amor



Já pensou em ter de usar a mesma roupa por 40 dias seguidos? Mais de um mês olhando para a mesmíssima produção sem a mínima possibilidade de variação. Uma seara que dura pouco mais de um mês, mas que parece se arrastar por longos 40 anos no deserto! Pois foi esse desafio que passou Luciana Costa, jornalista que tem ligação especial com a moda, sócia da empresa de consultoria em mídia social Bites e minha chefe. Por orientação médica, ela teve de usar o mesmo par de sapatos por 40 dias. A experiência foi tão divertida - para mim, que assistia a tudo - que pedi um relato dela. Olha só:


"Tenho 41 anos, mas penso como alguém de 95 costumava pensar no início do século 20. Ou seria final do século 19? Aprendi  ainda na juventude (ainda se fala juventude?) que sapato tênis (no meu tempo chamávamos tênis de sapato tênis) era para crianças, adolescentes e atletas. Quando o ortopedista sentenciou “você precisa usar tênis por 40 dias seguidos”, pensei: Não sou criança, adolescente, ou atleta. Logo, o tênis estava fora de cogitação. Prescrição inapropriada dada é prescrição inapropriada esquecida. Dias depois, visito a reumatologista (Não falei dos 95?). E não é que escuto: “40 dias de tênis ou cirurgia nos pés. O que você prefere?” Como são assertivos os médicos de hoje. Onde foram parar as meias verdades da minha juventude (início do século 20. Ou seria final do 19)? Eu preferi visitar imediatamente uma loja da Nike, a primeira que encontrei. Refeita da perplexidade com a obrigação de usar tênis todos os dias o dia todo (que passariam rápido, imaginei) escolhi um modelo laranja avermelhado. Ou seria um vermelho a caminho do Pink?



"Para suavizar ou esconder o tênis laranja avermelhado ou vermelho a caminho do Pink só roupa preta. Todos os dias. Pelos 40 seguintes. 40 dias passariam rápido? Nem a pau. Não ando arrumadíssima, não uso salto alto, não sou alvo de paparazzi, não faço fotografias do look do dia para publicar num blog e não costumo me encontrar com a Costanza Pascolato. Por que tanto drama?



"Porque tênis me engorda ainda mais e não combina comigo. Em algumas pessoas o tênis orna que é uma beleza. Mas não. Infelizmente não é o meu caso. É engraçado ouvir as moças que adoram contar que herdaram o estilo e o closet da avó, locomotiva da sociedade (ainda se fala locomotiva?). Mas o que eu herdei da minha foi uma necessidade absurda de dar explicações. Em geral a quem não pediu.  E para o manobrista na saída da Nike já fui explicando que o tênis era uma recomendação médica e etc. Acho que contei a mesma história umas 3, 4 vezes ao dia. Vamos cravar 4 explicações em 40 dias e chegamos em 160 explicações. E sempre a quem não me perguntou absolutamente nada.



"O ânimo do período variou entre o irritada, irritadíssima e  to me lixando. Alguns dias mais arrumadinha e outros nem tanto. Em certas ocasiões o tênis puxou um jeans que levou a uma camiseta de malha. É verdade, tem gente (só conheço a Angelina Jolie) que fica linda de tênis, jeans e camiseta de malha. Mas uma vez mais, não é o meu caso.  Assim, o moto contínuo seguiu.

"Os 40 dias acabaram. E não é que to sentindo falta do conforto do calçado de crianças, adolescentes e atletas. Ainda mais na minha idade. 95 anos, lembram-se?".


4 comentários:

  1. Augusto, seus posts são sempre refrescantes, posso dizer assim? Eu sempre que posso dou um role por aqui. Eu só lamento não ter te cumprimentado quando fui a casa do criadores e te vi, fiquei tímido. Abs

    ResponderExcluir
  2. huhuh Parabéns pelo blog, gostei da matéria. Realmente um caso de amor rsrsrs como sugere o titulo. Conheça meu espaço também quando quiser: http://meucantinhojaque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ADOREI! hahhaha
    Se eu tivesse que usar tênis 40 dias seguidos... faria um blog chamado "40 dias sem salto" hahaha

    ResponderExcluir