sexta-feira, 2 de março de 2012

A Bolsa do Bom Jornalista

Bolsa

Depois de um longo e tenebroso inverno, a série de posts “A Bolsa do Bom…” está de volta. A brincadeira é a seguinte, chamo um ou mais amigos das modas para elaborar uma listinha muito da esperta que contenha os itens mais “salva vida” que um bom profissional do ramo deva levar em sua bolsa (ou mochila, ou pasta… nunca pochete!).

Para listar os itens da Bolsa do Bom Jornalista, chamei meus dois amigos: Glauco Sabino, dono do blog Descolex e redator do GNT Fashion da Lilian Pacce e a Andressa Zanandrea, repórter do IG Moda. Bora descobrir como ser um jornalista que vale por dois!

Glauco SabinoAndressa Zanandrea
Glauco e Andressa

Cadernos

1 Caderno e MUITAS canetas – Glauco e Andressa foram unânimes! Bom jornalista que se preze tem sempre caneta e caderno à mão. Glauco prefere os mais simples, daqueles que se compra na baciada, por qualquer cinco dinheiros. De acordo com ele, servem pra tudo “das anotações de reunião de pauta à receita de bolo que a colega da mesa ao lado me passou”.

Moleskine

2 Moleskine – Também sou fã dos caderninhos! Eles são muito práticos, resistentes e têm um compartimento espertíssimo para guardar cartões de visita e releases de desfile. Como são meio caros, dá um pouquinho de pena de ficar rabiscando os pequerruchos por razão nenhuma. Se também te doer o coração lascar a caneta sem pena nos Moleskines, faça como o Glauco e reserve-os para endereços importantes, senhas, número de cartão de milhas e outras informações importantes. Só não vá perder!!!

Celular

3 Celular – Se você pretende ser um jornalista high-tech como a Andressa, que tal usar o celular como gravador? É bem prático e economiza espaço na bolsa (dá para guardar mais brindes e ecobags hahahaha). Mesmo assim, a jornalista não substitui o bom e velho bloquinho de anotações.

Óculos

4 Óculos – “de sol pro carão, de grau pra enxergar” (SABINO, Glauco)

Pendrives

5 Pendrives – É patológico! Jornalistas perdem coisas. Também pudera! São oito pautas para apurar ao mesmo tempo, freelas para entregar e prazos apertadíssimos!!! No meio desse fuzuê é muito fácil se perder na desorganização. Seja previnido e leve sempre dois pendrives consigo. O seguro morreu de velho (e entregou as matérias na data!).

Diversão

6 Diversão – “All play and no fun, make of Jack a dull boy”. Se você assistiu a “O Iluminado”, vai saber sobre o que estou falando – se ainda não assistiu, fica a dica. Nem sempre o entrevistado chega na hora, nem sempre as coisas acontecem tão rápido quanto prevíamos e gostaríamos. Então para quê se aborrecer? Leve consigo uma revista, um iPod, um livro, um cubo mágico… qualquer coisa que entretenha tá valendo!

Barra de Cereal

7 Barrinha de Ceral – Esta dica do Glauco é valiosíssima e vale a pena a transcrição: “Tem dias que você passa tantas horas trabalhando que uma barrinha salva a vida. A Lilian Pacce que me ensinou essa. E eu sei que a Costanza, dentro daquela bolsica Chanel 2.55, sempre tem um saquinho com cenouritas. Mestras!” IMAGINEM A FOFURA QUE DEVE SER A COSTANZA COMENDO CENOURITAS!!!!!

Maquiagem

8 Kit de Primeiros Socorros de Higiene e Beleza – Nunca se sabe quando você terá um eventinho das modas e acredite, são TANTOS que não dá para lembrar de todos. Para não ser pego de calças curtas – ou com olheiras gigantes e bafo de onça – faça como a Andressa. Carregue na bolsa um kit simples de maquiagem contendo base, corretivo, rímel e lápis e mais alguns apetrechos de higiene como escova de dentes, creme dental, desodorante e perfume.

Bicicleta

9 Kit Ciclista – Se você, assim como o Glauco, é um ciclista urbano, é sempre bom ter uma camiseta balimpa na bagagem e um saco plástico para proteger seus pertences em caso de chuva. Uma capa de chuva também vai bem!

Bom senso

10 Bom Senso – Esta aqui é por minha conta. Na bolsa – e na cabeça – do bom jornalista, não pode faltar bom senso! Portanto, nada de deixar para trás as regras de gramática do colégio e os exercícios de apuração da faculdade. Bom senso sempre!

2 comentários:

  1. amei o texto, as dicas e o humor disso tudo. Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria, parabéns pelo blog!
    Thiago Alves
    http://navybluecloset.blogspot.com

    ResponderExcluir