segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tendências para o Inverno 2012 by Senac Moda Informação

No último dia 29 aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi o Senac Moda Informação, evento que reuniu profissionais da indústria têxtil, do estilo e estudantes de moda. O evento contou também com palestras de profissionais especializados em pesquisa de tendências. Como sou muito abelhudo, anotei tudo e roproduzo alguns pontos chave da próxima temporada invernal – não coloco tudo aqui senão caçam minha credencial na próxima edição!

Prada Inverno 2012“Passarinho! Que som é esse?!”

 

JEANSWEAR (Bia Aidar)

Corte e acabamento são diferenciais importantes para quem quiser se destacar no segmento. As assimetrias imperam e aparecem principalmente na forma de fechamentos. A jaqueta perfecto surge com vários reguladores a fim de que se ajuste muito ao corpo. Detalhes militares também são bem vindos – martingales, galões, passantes nos ombros etc.

Sobre as lavagens, dois temas díspares, de um lado o denim cru, em sua forma original, índigo; de outro o jeans ultralavado e surradíssimo. Algumas calças parecem ter sido atropeladas e arrastadas por quarteirões. Para evitar que tantos buracos e desgastes mostrem mais do que o permitido pelo bom senso, forros em tecidos divertidos.

A peça-promessa da estação é o Railroad Jacket, ou o Casaco do Maquinista. Uma peça mais comprida, guarnecida com bolsos de tampa e botões de pressão. A dica é confeccioná-lo em lavagem ou tingimento bem escuro e usar aviamentos do mesmo tom.

Jeans 2012

Denim 2

Denim 3

Denim

Railroad coatEste é o Railroad Jacket em lã

MASCULINO (Maurício Lobo)

Surpresa! Se as pesquisas estiverem corretas, o inverno 2012 masculino será uma estação com menos preto e mais estampas! Seria esse um indício de mudança no comportamento de compra dos homens? É esperar para ver. Isso não significa que os rapazes sairão por aí com roupas estampadíssimas! A sobriedade masculina é representada aqui pelo chumbo, que toma o lugar do preto. As camisetas ganham detalhes espertos como bolsinhos estratégicos e aplicações pontuais. As golas são ligeiramente mais abertas e aparecem nos formatos U, V e careca. A malharia ganha um trabalho de lavanderia bastante sofisticado, com direito a estamparia e jateamento na porção interna das peças.

O xadrez continua e surge em versões detonadas. Para fugir da monotonia, é feita uma mistura do padrão, alternando os sentidos das padronagens.

As calças da vez são as chino – calças cáqui de sarja geralmente – e os jeans escuros, todas com barras mais curtas, feitas para serem usada com tênis e sapatos de cano alto. Quem quiser garantir boas vendas e andar na tendência do próximo inverno deve investir em peças de moletom.

O universo do rúgbi, os preppies e os nerds são referências fortes.

Masculino 2012 Francisco Lachowski

Burberry Prorsum 47

Moschino 24D&G 33

 

MALHARIA FEMININA (Cecília Seibl)

Os falsos brancos – tingimentos com pigmentação mínima que aparentam cor branca – prometem dominar as araras. As peças são feitas para serem combinadas com vermelho, laranja, ferrugem, Azul Bic, lavanda e outros tons do inverno 2012, ou para compor looks em branco total.

Os fios mesclados também são apontados como aposta quente. Lurex, mohair e peluche são as texturas escolhidas para dar ânimo a tricôs e suéteres. Os pontos surgem mais grossos e o clima é retrô. Se de um lado aparecem túnicas largas à la anos 70, de outro surgem malhas básicas justíssimas que servem de base para os looks e são um prato cheio para quem gosta de abusar dos acessórios.

As padronagens étnicas inspiradas nos índios Navajo e nos nativos da América Latina dividem espaço com listras coloridas (algumas marcas no exterior chegaram a combinar até 8 cores de listras).

Malharia Feminina Inveron 2012.

Malha Feminina Inveron 2012

Malha Feminina Inveron 2012..

Malha Feminina Inveron 2012.

Malharia Feminina Inveron 2012

 

STREETWEAR FEMININO (Caroline Sresnewsky)

O investimento em peças básicas se faz necessário, uma vez que o público consumidor de streetwear está mais… maduro. O tricô invade essa vertente e é remixado, ganhando detalhes pontuais como vazados, tranças e pontos largos que funcionam como telas. Tudo bastante descolado. As formas são quadradas, o que significa peças mais largas e cavas mais generosas.

No quesito camisetas, muita estamparia interessante! Paisagens são inseridas em formas geométricas numa mistura que me sugere um perfume surrealista à la Pink Floyd. Uma das promessas em estamparia são as bicicletas e motivos que remetam ao mundo do ciclismo (já apontei os cycle chics como tendência há um tempo). As peças femininas também prometem um inverno cheio de galicismos. Motivos franceses e frases no idioma de Victor Hugo são aposta forte.

Os anos 80 dão o ar de sua graça, surgindo em forma de camisetas com manga três quartos e moletons cropped.

Se já estão cansados do Color Block, preparem os estômagos, pois ele sobrevive a este verão e chega até o próximo inverno.

cyclechic Inverno 2012

Estampas inverno 2012

STREETWEAR MASCULINO (Guilherme Sacarano)

Seguindo a filosofia vigente no próximo inverno para as linhas femininas de streetwear, o guarda roupa urbano masculino aparece mais sóbrio e atemporal. Há uma masculinidade aparente, traduzida em forma de colarinhos estreitos e padrões clássicos, como listras e xadrezes. A alfaiataria se mistura a trajes esportivos, resultando em visuais bastante interessantes. A peça-desejo da estação promete ser o windbreaker, abrigo de ciclistas feito em náilon, próprio para proteger da chuva e do vento.

Street Wear Masculino 2012.

Street Wear Masculino 2012

WindbreakerEis o windbreaker!

4 comentários:

  1. Estou aqui me perguntando COMO eu não tinha você em meu blogroll... hehehe. Parabéns pelo post repleto de conteúdo e humor, o que é algo muito seu, e também pelo novo design, que ficou uma graça.

    O lado bom de algumas tendências se repetirem é que não ficamos tão tentados a machucar nossos bolsos adquirindo coisa nova - como no caso do color blocking!...

    Meus favoritos no ramo masculino para streetwear é o estilo preppy e a alfaiataria misturada a peças mais esportivas.

    beijo! :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. OMG! Eu preciso desse tal Railroad Jacket em lã *u*

    http://fashiondecente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Augusto

    Adoro visitar blogs, sempre descubro formas interessantes de interpretação da moda.
    Gostei bastante do seu, tem um senso de humor que deixa a linguagem agradável, o que dá vontade de ler os textos até o final.
    Parabéns!

    Bj

    Eliana

    ResponderExcluir