terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mais uma sobre os blogs…

Miranda-PriestlyUm texto sobre blogs de moda… Groundbreaking

Diz a regra que blogs são feitos para que expressemos nossas opiniões e que portais de notícia são reservados à veiculação de acontecimentos relevantes. Pois reservo-me a sair um pouco do rigor que minha posição de jornalista do Closet On Line me exige e venho blogar umas opiniões aqui.

Parece que alguém requentou aquela rusga entre jornalistas e blogueiros - para mim um embate muito besta - e voltamos a ler dia-sim-dia-não alguma coisa em determinados sites grandes questionando a credibilidade do blog - das blogueiras, mais especificamente. De outro lado, vemos as donos dos blogs defendendo-se e buscando argumentos que legitimem seu trabalho - sim, blogar é trabalhar em alguns casos.

Tenho o pressentimento de que estou prestes a me enforcar com os trinta centímetros de barbante que meus poucos anos trabalhando em imprensa de moda e tocando meu blog me deram, mas sempre tive a língua maior que a boca e não posso me furtar em dizer o que penso.

jornalistasblogueiras
Jornalistas e Blogueiras. Fonte: Senso Comum

Empresários e marketeiros viram no blog uma oportunidade de negócios ímpar. Além de gerar mídia espontânea e propaganda gratuita a blogueira tem uma relação de fidelidade com seu leitor que faz a Anna Wintour se morder de inveja. O resultado disso foi a migração de um fluxo bastante grande de investimentos da mídia impressa e dos portais sisudos da web para os descontraidos - e muitas vezes descompromissados - blogs. O estandarte levantado pelos jornalistas é que o blog é um grande propagador de bobagens e de “desserviço”. A afirmação não está de todo errada. Todavia, já me cansei de abrir revistas e encontrar erros de apuração, principalmente no que diz respeito a história da moda, e nenhuma errata na edição seguinte. Isso nos leva a crer que além da briga pela credibilidade e pelo bom serviço existe a briga pela cota de patrocinadores. Afinal de contas, ninguém vara a madrugada resenhando desfile porque acha fofo.

Anna WintourAh, se eu pego essa Camila Coutinho!!!

Papai diz que o tempo é o senhor dos justos. Concordo e creio que com o tempo as mandrakagens e truques de jornalistas e blogueiros cairão por terra - muita ingenuidade minha? - os bons ficam. Os truqueiros viram mais uma página no grande alfarrábio de fracassos da moda. E é assim em todos os ofícios. Acontece que nesse meio, e agora jogo blogueiros, jornalistas e editores no mesmo balaio, há quem se leve a sério demais. A blogueira que pensa prestar o serviço de moda mais aguçado e precioso do mundo ao postar seu esmalte predileto da semana e o editor que crê estar acima do bem e do mal. No fim das contas, somos todos um bando de contratados rezando para não sobrar mês no nosso salário.

Colocando na ponta do lápis, o que importa é o conteúdo. Certa vez, um dos papas da publicidade, quando perguntado sobre sua opinião a respeito da nudez na propaganda disse que o problema não era a Bunda Propaganda, mas sim a Propaganda-Bunda [de má qualidade]. Papel ou tela, o formato é o menos importante. Ou você acha que o The Sun é é uma sumidade em comprometimento com a verdade e com a apuração? Agora, se é verdade que todo blog é um grande ventilador de porcarias, acho que deveríamos mudar a denominação do The Sun de Tablóide para Tablog.

JornalUm dos melhores destinos para muito jornal por aí

Qual meu posicionamento nessa questão? O meio digital ainda está em processo de consolidação. Estamos a rever formatos e colocações. Ainda não parece claro quem é quem na noite da web. Blogueiro pode dar notícia de moda? Jornalista pode redigir matéria em tom mais informal? Com o tempo essas diretrizes serão acertadas. Seria muita idiotice sonhar com um mundo em que Tavi G e Cathy Horyn vivem em harmonia?

3 comentários:

  1. Faço minhas as palavras da Cris

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  2. WOW BEIBE OS CÃES LADRAM E A CARAVANA BLOGA :: parafreaseando a maxima de ibrahim sued que parafraseou o ditado dizendo que os caes ladram e a caravana esquia :: nos anos 80 quando surgiram as style magazines, as vogues mainstream tiveram um xilique e cuspiram na ID, THE FACE, Blitz e outras, hoje mega respeitadas :: ESTAMOS VIVENDO A NOVA ERA _conturbada sim, mas qual o vang gogh que nunca cortou a orelha pra vender seus quadros ??? EXISTEM SIM jornalistas bunda e jornalismo idem, no papel e tudo:: ENQUANTO ISSO EM CARTAGENA, NA SEGUNDA, DEFENDO O MEU PONTO DE VISTA COMO BLOGGER :: defendo ablogolandia brasuca :: enquanto os caes ladram, a caravana visita shakira :: eu merrrmo, lula, o rodrigues :: parabens pela materinha heheh

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