quarta-feira, 27 de abril de 2011

Viva Cardin!

pierre-cardinPierre Cardin, um dos primeiros self-made men da moda

Pierre Cardin é, sem dúvida alguma, um dos self-made-men mais importantes da moda. No alto de seus 88 anos, é ele quem coordena todas as atividades de sua grife. Desde a criação até a gestão dos negócios. Pioneiro, o estilista ficou conhecido por suas peças de vanguarda. Brincou com futurismo e com o unissex e revolucionou o mercado ao produzir coleção de prêt-à-porter. A decisão causou sua expulsão da Câmara Sindical da Alta Costura Parisiense.

Se hoje você tem o privilégio de comprar um jogo de cama assinado por Alexandre Herchcovitch ou um belo par de óculos Forum Eyewear é porque na metade do século XX, Pierre Cardin abriu um precedente extraordinário para o mercado da moda. Foi o italiano naturalizado francês quem deu o pontapé inicial para o licenciamento de produtos. Até o começo dos anos 80, Pierre era detentor de mais de 540 licenças.

pierre cardin perfumeóculos cardin
Perfumes, óculos, alimentos… Pierre Cardin colocou seu nome em uma porção de produtos.

Pierre levanta uma bandeira fundamental na moda e que até hoje é tabu entre os criadores: O que vende mesmo é o arroz com feijão! As linhas de haute couture não se sustentam sozinhas!!!

Os interesses do estilista abarcam muito mais que moda. Cardin conta inúmeras viagens a países como Japão, União Soviética e muitos outros.  Durante uma de suas 15 visitas ao Brasil – em 1973 – o estilista desenhou o figurino do longa-metragem “Joana Francesa” de Cacá Diegues.

 Cardin  

Hoje, Pierre Cardin é o estilista mais velho de toda a França e o nome que assumirá seu posto permanece uma incógnita.

A exposição “Pierre Cardin – Criando Moda Revolucionando Costumes” comemora os 60 anos da marca e estará aberta a público durante um mês – de 29/4 a 29/5 – no Shopping Iguatemi SP.

Cardin 60 anos

Um comentário:

  1. ele é o cara...siorsoiroisor. gostei de seu blog, parabens, to seguindo, acessa meu blog: http://teenclopedia.blogspot.com/

    ResponderExcluir