domingo, 27 de março de 2011

#SerBlogueiro…

A convite do queridíssimo Gregory Martins, editor do blog de moda masculina Trend Coffee escrevo este texto que conta um pouco da minha experiência como blogueiro.
Vou dizer que começar meu blog foi, sem dúvida nenhuma, uma das decisões mais acertadas que eu tomei na vida, sem exageros. O www.augusto-paz.blogspot.com começou por acaso e acabou por se transformar em um trampolim para muitas oportunidades.

template copy Olha aí! O primeiro header do blog!

Tudo começou quando meu amigo, o designer Jorge Guberte, me sugeriu que começasse um blog. A princípio fiquei ressabiado. Não sabia se teria paciência para alimentá-lo regularmente nem se havia conteúdo para tal. No fim das contas, me deu os “cinco minuto” e pronto! Estava montado o blog!

Meu objetivo inicial era divulgar as roupas que eu desenhava e produzia – na época eu queria trabalhar com estilo e design. Acontece que o gosto pela escrita, que sempre cultivei e que estava um pouco adormecido, ficou maior que o gosto pelo estilismo. O blog se transformou num “cadernão de rascunho” onde eu treinava minha escrita e minha linguagem.

As coisas foram se sofisticando, até que a Thaís Vasconcellos – à época, colaboradora do portal Fashion Bubbles – ficou conhecendo meu trabalho através de uma amiga comum e me apresentou a Denise Pitta, editora-chefe. Tornei-me colaborador e posteriormente redator do site. Foi aí que percebi o potencial do blog como portfólio.

Eu, Ronaldo Fraga e Thiago PhelipeO dia em que conheci Ronaldo Fraga – Meu amigo, o promissor estilista Thiago Phelipe, pegou carona na foto!

Augusto Paz e Laís PearsonMinha querida amiga, Laïs Pearson

Depois que saí do Fashion Bubbles intensifiquei as atividades da minha página e fiquei MUITO contente quando fui convidado pelo Site Chic, por causa do meu trabalho no blog, à première do filme “Chanel e Stravinsky”. Também surgiram convites para eventos como o Première Brasil, importante fórum de tendências sul-americano.

O último e suculento fruto que meu blog me rendeu foi o convite do editor Lula Rodrigues para integrar sua equipe e me tornar um de seus uebaBOYS. “Babe, tenho estado de olho no seu blog. Você está de parabéns” Lembro até hoje da conversa no facebook, em novembro passado. Tive o privilégio de ser assistente direto e subeditor da maior autoridade em moda masculina da Terra Brasilis.

Eu e Lula Rodrigues Eu e Lula! Primeiro contato! uebaDELUXE!!!

Augusto Site Chic
Óia eu no Chic!

Enfim, toda essa viagem ao passado – não muito remoto – para dizer que blog é coisa séria! Não fosse meu blog, eu provavelmente não teria conhecido metade das pessoas que conheço hoje e não teria feito contatos importantíssimos.

Vejo os blogs como um marco muito importante na comunicação. Democratizaram, de certa forma, o acesso à informação e serviram de laboratório para novas linguagens e formatos. É bastante triste que o blogueiro seja visto de maneira tão idiota – quem não se lembra da propaganda do Estadão que mostrava um blogueiro macaco? – Blogueiro de respeito escreve com critério e responsabilidade e tem por paixão transmitir informação de qualidade – dentro do formato e do gênero que escolheu para si. O que me aborrece também é ver os blogueiros e editores de sites que não fazem parte da “panelinha” sendo usados como “massa de manobra”. É aquele esquema “A organização do nosso evento te convida para twittar incessantemente e você ganha um chaveiro lindo :D” Ora, poupem-me.

Não puxo a sardinha para lado nenhum. Viva os veículos formais e viva os blogs! Posso estar sendo ingênuo, mas acredito que haja espaço para que todos convivam e trabalhem bem!

Um comentário:

  1. Adorei e adoro os seus textos e seu blog. Conheço a tão pouco tempo, mas sempre passo por aqui! Parabéns!

    ResponderExcluir