quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Bolsa do Bom Produtor!

Começa hoje a série de posts "A Bolsa do Bom...". Aqui eu trago uma listinha esperta contendo alguns itens que não devem faltar na bolsa dos bons profissionais do mercado fashion. São itens simples e até meio bobos, mas que fazem toda a diferença na hora do "vamo vê". Bem útil para quem está começando a se aventurar pelo mundo da moda, seja como estilista, assistente, jornalista, produtor, modelo etc.


O que faz o produtor de moda???

Se o mercado fosse composto por vários pedacinhos de tecido, o produtor seria aquela máquina de costura Singer velha de guerra que aguenta qualquer tranco e que junta esses pedaços com maestria. é responsável por compôr looks para fotos e editoriais, bem como coordenar a bagunça toda e não perder nenhum - eu disse NENHUM - romaneio*. Agora, o que interessa, os itens que não podem faltar na Bolsa do Bom Produtor!

AGENDA - Não basta ser uma agenda, tem de ser uma agenda recheada de contatos de cabeleireiros, maquiadores, consultores de moda, editores e muitos, mas muuuuitos contatos de assessores de imprensa. É para essa gente toda que você vai ligar na hora de produzir fotos, matérias ou editoriais.

CELULAR E RÁDIO - De que adianta uma agenda valiosa, luxuosa e ryka como a sua se você está incomunicável? O rádio serve para comunicação rápida e o celular é um ótimo backup para o caso de você esquecer sua preciosa agendinha.

FITA MÉTRICA - Nunca se sabe quando você vai precisar e é sempre quando você não tem uma na bolsa que você precisa. Ter uma fita métrica em seu poder é a garantia de que você não vai estourar nenhuma costura das roupas que você pegou emprestado das lojas.

FITA CREPE, ALFINETES E PREGADORES - Quem falou para você que moda é glamour??? Às vezes a roupa é grande demais para a modelo - ou a modelo é magra demais... disturbio alimentar define - e a peça precisa de uma leve acinturada, é aí onde entram a fita crepe, o alfinete e os pregadores. Ajustes rápidos que não danificam a roupa.

FOTOS DE REFERÊNCIA - Faltou inspiração para compor aquele look matador? Quer fazer a Erika Palomino chorar de emoção ao ver as suas produções? Sempre tenha na bolsa uma meia dúzia de fotos de referência. Vale foto de lookbook, editoriais e obras de arte. Qualquer coisa que te inspire vale.

PERFUME E MAKE - O perfume é para uso próprio. Ninguém gosta de gente fedorenta. O make - base, corretivo, estojinho de sombra e lápis - serve para ajustes rápidos entre uma foto e outra. Vale a pena investir em maquiagem pois algumas sessões não contam com o apoio de maquiadores, aí entra o seu talento!

ÁGUA - Motivos óbvios. Empregador nenhum gosta de lidar com empregados desidratados. Água já!

REVISTA - A revista é útil para momentos em que você fique sem inspiração e para momentos em que alguém fique impaciente ou nervoso - chiliques não são amigos! 

REMÉDIO PARA DOR DE CABEÇA - Já trabalhou com produção de moda? Eu já e é bem estressante! Um remedinho para dor de cabeça é sempre bem vindo. Dica: leve sempre uma cartela completa porque essas capsulinhas fazem a alegria do pessoal!




Este post contou com a colaboração marabeijos do produtor de moda e assessor de imprensa Eduardo Seemann, do blog Luxo Secreto. Espero ter ajudado!

Heleno Jr - Produtor de moda e assist. de Paulo Martinez


* Romaneio é um procedimento efetuado quando há transferência de mercadorias ou bens de um lugar a outro. No caso da produção de moda, é uma espécie "de nota fiscal"concedida pela loja de onde o produtor toma as peças emprestado.


Essa série de posts foi uma sugestão da @FranFrane e se você souber de mais algum item que não está na lista, deixe um comentário após o sinal *BEEEEEP*

3 comentários:

  1. Amanda de Jesus Rangel22 setembro, 2010

    Ahh, eu já sei o que falta!

    Falta um caderninho pra listar todas as mil coisas que você precisa, mais todos os endereços que você vai visitar, faltou uma tesourinha daquelas pequenas com ponta, duas linhas neutras com agulha já pronta e caneta. Caneta é essencial! rs..

    Beijos

    Amanda

    ResponderExcluir
  2. Eu ri muito lendo seu post, mas adorei as dicas! Vou me lembrar de todas elas! ;)

    Gostei do blog e estou seguindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Augustinho...adorei!

    Acho que a bolsa está completa. Caneta é um item essencial para qualquer profissão, certo?
    Bjokas

    ResponderExcluir