quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Os Temas do Inverno 2011 by Première Brasil

Nos dias 21 e 22 de julho ocorreu a Première Brasil, versão nacional do fórum têxtil de tendências mais importante do mercado da moda. Durante a Conferência de Moda foram apresentados três temas que prometem nortear o inverno 2011. Ei-los.

Rigorosamente Perturbador – O tema consiste na reconstrução dos clássicos, sempre fugindo de convencionalismos. Durante a conferência de moda falou-se em “fantasias protetoras” e “decoração pitoresca”. Um dos pontos ressaltados foi o rigor fluido, traduzido através de tecidos formais, geralmente usados na fazenda de ternos, em versões mais leves e adequadas ao inverno brasileiro. O homem surge sobriamente colorido – leia-se tons fechados como o berinjela – e as micro-estampas aparecem no guarda-roupa masculino. Meus palpites são de que a estética surrealista e bizarra de Tim Burton permanecerá em voga até o próximo inverno. Quem sabe não surge um estilo “bizarre dandy”, com homens misturando tons fechados e micro-estampas como pied-de-poule e florais Liberty?

Referências
Terninho by Marc Jacobs



Os Amantes - Renée Magritte


A cantora Paloma Faith

Floral Liberty


Conquistas Poéticas – Apesar dos tecidos mais pesados, como a lã, a proposta é trazer um inverno 2011 mais vaporoso e suave. Muitas camadas, tons terrosos e pastel e brilhos tímidos. Fala-se em explorar as fronteiras do real, bizarro, tecnológico e poético. Na minha interpretação, vejo uma figura feminina “ladylike hi-tech”. Musselina e tecidos tecnológicos convivendo harmonicamente com o objetivo de criar uma nova silhueta. As estampas abstratas também fazem parte da temática.

Paloma Faith

Missoni


Luella Bartley


Hotpants by Marc Jacobs


Gucci


Galaxy Dress by Stijn Ossevoort


Autêntico Excêntrico – A temática folk aparece aqui com bastante força. Os itens típicos de vários cantos do mundo e as cores fortes contribuem para compor uma imagem descontraída e desconstruída. Fala-se em “incompatibilidades charmosas” e em contrastes entre natural e artificial. As proporções são exageradas e os tecidos mais grossos – Algodão pesado, jacquard, tweed e renda de guipure (Lê-se "Guipir").





H&M


Tênis Converse em Tweed


Prada

Um comentário:

  1. oi, o pessoal da 'chic' divulgou seu blog pelo twitter e eu vim conferir, gostei do blog, estou seguindo, logo logo olho com mais calma, mais por enquanto parabéns :D gostaria de nseber mais de você, qualquer coisa podeia escrever: carool_oli94@hotmail.com, ou te envio perguntas (: beijo boa semana!

    Maria Carolina

    ResponderExcluir