sexta-feira, 23 de julho de 2010

Première Brasil - Salão de Moda adianta tendências do Inverno 2011

Terminou ontem o Première Brasil, principal salão latino-americano voltado à indústria têxtil. O evento ocorreu no Transamérica Expo Center e contou com a participação de 88 empresas expositoras vindas de 10 países. A área destinada a elas teve de ser dobrada nesta segunda edição, devido ao aumento no volume de empresas participantes.

Fotos: Reprodução


Para aqueles que ainda estão se preguntando: "Première WHAT?!" Eu explico. O Première Vision é um salão de moda e tendências destinado a profissionais da Indústria de Têxtil e Moda onde são apresentadas as referências propostas para daqui duas estações. O evento ocorre nas principais capitais do mundo da moda, como Paris, Nova York, Milão e desde o começo do ano, São Paulo também sedia o salão de origem francesa.

Durante a coletiva de imprensa, Jacques Brunel, diretor geral do Première Vision explicou os motivos pelos quais o Brasil foi escolhido como localidade para sediar a versão sulamericana do salão. De acordo com Brunel, o país tem recursos e infra-estrutura suficientes para comportar o evento. A abundância de algodão e a expressiva produção de malharia foram outros fatores que levaram a organização do evento a optar pelo Brasil. Além disso, o mercado brasileiro está aquecido e isso atrai as empresas da Europa - que, convenhamos, sofreram bastante com a crise.

No salão em si, uma profusão de tecidos, cores e pessoas de diversas partes do mundo. Impressionaram-se as peças em denim apresentadas pela Canatiba. O jeans é tratado de tal maneira que ganha aspecto de couro, entretanto, o toque continua macio e leve. - Ah sim! Eles também estavam servindo uns drinks de café simplesmente gananciosos!

A editora de moda Gloria Kalil e a diretora de moda do Première Vision, Pascaline Wilhelm


O alemão Thomas Müller, da Salisbury me surpreendeu com seus mantôs, golas e acessórios em pele especialmente adaptados para o clima brasileiro - pretendo dedicar um post inteiro ao assunto. Só digo que Thomas abriu meus olhos frente a muitos preconceitos fashion que temos a respeito do uso de pele animal.

Depois de apreciar os trabalhos expostos, muitíssimo bem acompanhado pela minha amiga Laïs Pearson, fomos à Conferência de Moda, conduzida pela diretora de moda do Première Vision Pascaline Wilhelm acompanhar as referências e tendências propostas para o Inverno 2011. Não posso entregar o ouro todo agora, mas já adianto que as personalizações, surrealismos e "bizarrices" são apostas quase certas para a temporada do ano que vem.

Pascaline Wilhelm e Jacques Brunel


Faço apenas uma ressalva. Jacques Brunel, durante a Conferência de Moda, disse que as propostas apresentadas foram fruto de um trabalho específico para o público brasileiro, todavia, em alguns momentos, parece que a mensagem passada pelos franceses não estava em perfeita consonância com o mercado brasileiro - o que é natural, uma vez que essa foi apenas a segunda edição do evento no país.

Não sou a pessoa mais gabaritada para falar sobre, no entanto, penso que algumas ideias foram dispostas de maneira um pouco abstrata demais. Talvez sejam necessárias algumas pequenas adaptações de linguagem para que as tendências expostas sejam absorvidas e traduzidas mais eficazmente.

No mais, o salão desempenhou bem o papel a que se prestou. Uniu em um só lugar o que há de mais novo em tendências de moda, design têxtil e profissionais do meio intimamente ligados ao assunto.

A terceira edição do evento já está confirmada para janeiro de 2011.

Mais informações em: www.premierebrasil.biz

Agradecimentos: Fagga Eventos

2 comentários:

  1. Thiago Phelipe23 julho, 2010

    EU ASHO que, sendo seu amigo, e não tendo tido como chegar a tempo para a conferência, que deveria receber de você um boletim completo sobre essas bizarrices.

    Afinal, as you know, sou bem chegado num Magritte. :3



    HIOEHOEIHEOIHE MARABEIJAS o post. *-*

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI BASTANTE.
    PROMETO ACOMPANHAR AS NOVIDADES!
    VISITE O MEU TAMBÉM:
    http://viagensdocasaldubaveli.blogspot.com/

    ResponderExcluir