quarta-feira, 23 de junho de 2010

SOS - Apresentações de História da Moda

Apresentações são sempre difíceis. Você tem apenas dez minutos para expor um trabalho que, muitas vezes, levou semanas e semanas para ser concluído.

A melhor maneira de se fazer entender e arrancar lágrimas da banca julgadora é - além de saber muito bem do que você está falando - montar uma apresentação a - ha - zan -te. Para tal, boas imagens são fundamentais. A seguir eu dou algumas dicas para não cair em clichês e como montar slides que deixarão o público pedindo mais!

Profª Guadalupe após minha apresentação sobre a sociologia aplicada a fabricação de escafândros

Textos

Antes de tudo: Nada de colocar textos intermináveis nos seus slides. Ninguém gosta de ler parágrafos enormes no projetor - se sua mãe disse que gosta, mon cher, ela mentiu. O truque do slide bacanudo é o seguinte: o espectador tem que entender a mensagem em três segundos! Para que isso aconteça, coloque apenas tópicos na sua apresentação. Deixe para a porção oral da apresentação aquela sua citação divertidíssima da Marilena Chauí. 

Dica grande: Não leia os slides. Quando você o faz, parece que não sabe muito bem do que está falando.

*Letras grandes, por favor*



O slide ideal........NOOOT!



Imagens

Estamos falando sobre História da Moda, mas essas dicas valem para qualquer aprentação que você fizer, tsá?

Faça um favor a você mesmo e não se envergonhe colocando em sua apresentação uma imagem minúscula esticada. Seu slide vai ficar parecendo um exame de ultrassom! Procure imagens com boa resolução. Diquinha: filtre sua pesquisa de acordo com o tamanho da imagem.


Você não está míope, a imagem que está horrenda mesmo.


Não sabe onde procurar suas imagens? O Google continua sendo o site mais prático nesse sentido, mas se você não for muito bom com palavras-chave, pode se frustrar com imagens booooooriiiiiiing. Tente procurar imagens no Picasa e no Flickr. Lá tem muito material bom e em boa resolução.

Mais djeecas: O PYMCA (Photographic Youth Music Culture Music Archive) é um banco de imagens sobre cultura jovem. A comunidade Livros de Moda para Download também é muito ryka em conteúdo. Lá tem muitos scans de revistas antigas e livros consagrados - Cuidado com os direitos autorais!!!


Esta é uma imagem BOOOOUAAA!!!


Referências

Em vez de colocar aquela imagenzinha chinfrim que você encontrou na primeira página de pesquisa do Google, que tal colocar uma figura exclusivesésima de uma publicação de mil-setecentos-e-hebe-jovem???

Algumas sugestões para quem está sofrendo com História da Moda: 

Para os slides sobre a Grécia, em vez de escolher imagens mostrando a toga, pura e simplesmente, procure imagens dos vasos gregos. Eles reproduzem fielmente a indúmentária do período.

Use e abuse dos pintores. Na época em que não existia máquina fotográfica, eram eles os responsáveis por congelar o tempo. As pinturas de Antoine Watteau e Renoir retratam muito fielmente a vestimenta de seus períodos. Os quadros de membros da nobreza dão uma ideia boa de o que as pessoas rykas e looshoowosas vestiam.


Renoir retratava a classe média com fidelidade


Mais referências preciosas: Fashion Plates, catálogos antigos de loja de departamento, revistas antigas e fotos de família.
Tudo isso pode ser encontrado na internet, menos as fotos de família - só se a sua família não for ninguém na noite genealógica, como a minha.

C'est ça, mes amis. Ahazem nas apresentações!!!

Um comentário:

  1. Augusto!!
    adorei as dicas para apresentação, pena que não vi antes de entregar o trabalho... :(
    mas vou usar as dicas nos proximos.
    muito legal o blog
    Parabens
    Beijos
    Laís(colega de TM)

    ResponderExcluir